Estirados pelo Pulsar da Vida ~ Lançamos Vida ~ Que Pulsa e Estira

Em "Ensaio sobre a Cegueira", José Saramago escreve as sábias linhas, que por si só merecem reflexão:

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".

Eu cresci a olhar este poema de Gibran, emoldurado na sala ainda antes de eu saber ler...
Sob o olhar indulgente destas linhas eu ri, brinquei, discuti, pasmei e "sornei", abrigada num sofá macio ou derramada no chão...

Aprendi a ler... e foi uma verdadeira surpresa descobrir o que aquela moldura guardava...
Eu cresci a ver este poema... e quantas vezes o citei, exaperando "os meus" com o meu já caloroso desassossego inflamado pela sua grandeza...

Estou a aprender a reparar...
Eu cresço sempre que noto a brilhante poesia da vida reflectida neste poema... quando o sinto por dentro, vibrando luminosa e docemente... e há sempre mais, tanto em que reparar:

"E uma mulher que carregava o filho nos braços disse: “Fala-nos dos filhos.”
E ele disse:
Vossos filhos não são vossos filhos.
São filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E, embora vivam convosco, a vós não pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Pois eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis faze-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois o arco dos quais vossos filhos, quais setas vivas, são arremessados.
O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com Sua força para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como Ele ama a flecha que voa, ama também o arco, que permanece estável.


Kahlil Gibran - "O Profeta"

Imagem: http://deboramechica.blogspot.com/2007/11/mulher-de-cada-signo-sagitariana.html

Sem comentários: