Colóquio “Despertar da Consciência em Portugal”

Que a Consciência Desperte em todo o mundo, onde "cada mundo" vive!
Que este e outros movimentos confluam nessa grande corrente desperta e viva, cada vez mais desperta e viva.
A todos
Aquele Abraço
Margarida Santos


Colóquio “Despertar da Consciência em Portugal”
26 de Novembro na ESMTC em Lisboa


O Movimento Despertar Portugal vai promover um colóquio denominado “ Despertar da Consciência em Portugal” no dia 26 de Novembro na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa.
A ideia deste Colóquio é proporcionar um dia de convívio, de esclarecimento e de actividades que promovam a Unidade e a Convergência. Teremos um conjunto de oradores e terapeutas que irão exprimir a consciência transpessoal e os efeitos que essa consciência pode oferecer no desenvolvimento da consciência individual e grupal, tão necessária nos tempos que estamos agora a viver.

Programa:
9: 30 – Abertura e recepção
10: 30 - As Oito Consciências no Budismo – Por António Teixeira
11: 15 - Intervalo
11: 40 - Meditação e Expansão da Consciência:
Contribuições da Psicologia Transpessoal no Processo de Despertar - Por Mário Resende
12: 15 - A progressiva expansão da Consciência: o nosso projecto Cósmico - Por Maria Flávia de Monsaraz
13:00 Almoço
14:30 - O nosso corpo como veículo de expressão do meu Eu Essencial - Por Maria del Mar Cervantes
15:15 - A Psicologia da Alma
“ Trabalho vivencial com as Constelações Familiares” - Por Maria Gorjão Henriques
16:00 - Consciência Individual, Consciência Universal, o despertar da Consciência da Alma Portuguesa - Por Luís Resina
16:45 – Intervalo
17:10 - Dinâmica Vivencial de Psicodrama/Sociodrama - Por Manuela Maciel
18:00 – Celebração de Encerramento

Data: sábado, 26 de Novembro 2011
Horário: 9h30 às 18h30 (almoço das 13h às 14h 30)
Local: Ginásio da ESMTC Rua Dona Estefânia 175
Contribuição: 10€ para pagamentos efectuados até ao dia 15 de Novembro; 20€ após essa data.
O pagamento deverá ser efectuado para o seguinte Nib: 0033 0000 45409731321 05 Millenium BCP
Pré inscrições: por email para despertarportugal@gmail.com ou lresina@espiral.pt
Rede Social: http://despertarportugal.com/

Promotores:

http:/despertarportugal.com/ http://espacosalitre.net http://www.esmtc.blogspot.com/

Oradores:
Maria Gorjão Henriques
A Psicologia da Alma
Iremos realizar uma palestra com trabalho vivencial sobre Constelações Familiares
As Constelações Familiares são uma ponte para a realidade da Vida que se manifesta através dos movimentos da Alma que transcendem a nossa capacidade de entendimento. É um trabalho que integra o Corpo e a Alma a partir das ordens ocultas do Amor
As Constelações Familiares mostram-nos como estamos todos ligados duma forma misteriosa e são uma oportunidade para constatar as teorias espirituais milenares, que dizem que "somos todos um só ser", assim como as mais recentes teorias científicas sobre a unidade de toda a matéria que existe no Universo sendo uma oportunidade para observar como as teorias espirituais e científicas caminham cada vez mais em sentidos convergentes.
Através duma compreensão profunda das forças que movem o ser humano, novas dimensões interiores são reveladas a todos os participantes, talvez, facilitadoras de novos caminhos para a felicidade e realização pessoal.
Este trabalho propõe trazer à luz os problemas que acontecem com membros do grupo familiar e que foram assumidos, por uma lealdade inconsciente, por outros membros. Ao mesmo tempo, procura-se uma solução que, restabelecendo o fluxo do Amor onde ele foi interrompido, permite que cada um reocupe o seu lugar no sistema.
Nas Constelações Familiares trabalhamos com aquilo que emerge, que poderá ser do campo físico, mental, emocional ou espiritual.
Desde o sistema familiar de origem, ao sistema da família actual e à família mais alargada, todos possuímos imagens interiores que nos impõem duma forma inconsciente os seus laços subtis, levando ao surgimento de situações que se repetem, onde tomamos atitudes e condutas que escapam à nossa própria vontade e nos causam sofrimento na nossa vida e na nossa família.
Na Família a que pertencemos podem haver lugar a destinos que influenciam, implicam e afectam todos os seus membros e a nós próprios.
FACILITADORA
Maria Gorjão Henriques
Nascida em Lisboa no dia 11 Maio de 1971.
Psicóloga de formação e apaixonada pela obra de Jung,
Facilitadora de Constelações Familiares (formação na Áustria com Bert Hellinger em Hellinger Ciência), Astróloga, terapeuta de Xamanismo e professora de Reiki e Karuna Healing System.
Maria olha para as Constelações familiares a partir da visão do Xamanismo como uma via de trabalho que concilia e unifica as várias áreas de intervenção terapêutica.
Fundadora do Espaço Amar,
um espaço que promove novas consciências através do despertar de cada um para uma viagem de auto conhecimento na via da Individuação.

Luís Resina
Astrólogo, conferencista, conselheiro e investigador nas áreas esotéricas desde 1975. Membro do Movimento Despertar Portugal
Consciência Individual, Consciência Universal, o despertar da Consciência da Alma Portuguesa
Para Fernando Pessoa “D. Sebastião” representa simbolicamente Portugal.
Para Pessoa, D. Sebastião, o Encoberto, representa a alma nacional adormecida, o povo português, esperando o despertar de seres que a levem à consumação da última parte da missão portuguesa
D. Sebastião o Desejado é a figura mítica nacional que encarna a integração dos dois hemisférios cerebrais, é o Ser que aguarda a hora na qual os heróis despertam e se revelam como os agentes da transformação alquímica dos Novos Tempos, os verdadeiros políticos do Espírito que irão revolucionar a matéria e transmutar a mentes conformistas, ociosas e separatistas, emaranhadas nos conceitos arcaicos da sociedade actual e da cultura reinante. O Desejado é a figura simbólica que exemplifica a integração e a transcendência de todos os contrários complementares: ocidente/oriente, Cristo e Buda, ser e nada, caos e ordem, real/ilusão, consciente/inconsciente, individuo/colectivo… Sendo uma figura arquetípica é um ser atemporal que se manifesta nas três instâncias comuns da temporalidade: o que sempre foi, o que é e o que há-de vir a ser.
D. Sebastião o Encoberto – o adormecimento da Alma Portuguesa, esperando por um Avatar que nos acorde e desperte para a missão que nos cabe realizar e cumprir
D. Sebastião o Desejado – o retorno do espírito colectivo plasmado num grupo de Argonautas dispostos a revelar o mistério do “Graal” ao Mundo.
Excerto do livro: "Portugal, a Mensagem da Mensagem" de Luís Resina
http://despertarportugal.com/lresina/

Manuela Maciel
“A truly Therapeutic method should aim nothing less than the whole mankind”
J.L. Moreno in “Who Shall Survive?” 1936
Serão utilizados métodos de Psicodrama e de Sociodrama que visam conhecer e intervir nas tensões sociais dentro de um grupo e desenvolver a auto-consciência de cada ser humano.
As técnicas de sociometria serão utilizadas para observar a dinâmica do grupo no que se refere à identificação social com vários e diferentes critérios.
As técnicas de psicodrama e de souldrama permitirão a troca de papel entre o segundo e o primeiro universo e o acesso mais pleno a um nível mais elevado de consciência cósmica e o despertar do centro autónomo de cura.
As técnicas de sociodrama permitirão resolução de eventuais tensões sociais expressas num determinado grupo, que ao ser tratadas contribuirão para a cura social (sociatria)
No final será também apresentado um dos modelos de Pierre Weil (Fundador da UNIPAZ): o psicodrama da Esfinge, símbolo antigo que representa o Ser Humano auto-consciente.
Manuela Maciel, Psicóloga Clínica, Coordenadora do Centro de Psicoterapia “A Esfinge”, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, Presidente da Associação EMDR Portugal. Certificada em psicodrama, EMDR e Transgeracional. Coordenadora e autora em vários livros e conferências de psicodrama e sociodrama. Apresenta cursos e workshops em vários países do mundo.
www.manuelamaciel.com, contactar manuelamaciel@sapo.pt


Maria Flávia de Monsaraz
Maria Flávia de Monsaraz formou-se em Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Foi bolseira da fundação Calouste Gulbenkian, tendo feito um estágio em Paris, na Escola Superior de Artes Decorativas.
Durante quinze anos dedicou-se inteiramente a um novo tipo de tapeçaria, a "Nova Tapeçaria", de que foi pioneira em Portugal.
Estuda Astrologia há 36 anos.
Com o tempo, este conhecimento foi-se afirmando como algo cada vez mais significativo, impondo-se a opção de trocar a tapeçaria por uma adesão total ao ensino da Linguagem Sagrada que é a Astrologia.
Em 1987 funda o Quiron, Centro Português de Astrologia.
Atende pessoas diariamente orientando-as para o possível auto-conhecimento das suas Vidas, como Projecto Maior.

Mário Resende
Mário Resende, licenciado em Filosofia e Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia, com Carteira Profissional do Ministério do Trabalho em Psicologia, área de Psicologia Clínica. Psicoterapeuta de orientação Transpessoal (www.eurotas.org), terapeuta de regressão certificado (www.earth-association.org), e formador acreditado na área da Terapia Regressiva pela European Academy of Regression Therapy (www.earth-network.org). Concebeu e coordenou a primeira formação em Terapia Regressiva e Técnicas Integradoras (TRTI) de 2005-2007 (www.alubrat.net), que dirige actualmente com Ilja van de Griend. Vice-presidente da Alubrat (Associação Luso Brasileira de Transpessoal) de 2003 a 2006, é certificado Life-Between Lives Hypnotherapist (www.spiritualregression.org), e Pós-Graduado em TRVC e Hipnose Clínica e Experimental pelo Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa. Com formação em Terapia Psico-corporal com Thomas Riepenhausen (Massagem Biodinâmica), e em Psicanálise pelo Sonho Acordado com Marc-Alain Descamps, é facilitador certificado de Meditações Activas pela OSHO Multiversity de Puna - Índia -, e Aum Meditation Leader pela Humaniversity na Holanda.

Maria del Mar Cegarra Cervantes
O nosso corpo como veículo de expressão do meu Eu Essencial.
Neste Workshop serão abordados dois conceitos base da Biossintese: a inclusão e a tripla presença, como forma de integração entre o pensamento,sentimento, acção e espiritualidade.
Dra. Maria del Mar Cegarra Cervantes. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Sénior pelo International Institute for Biosynthesis, Directora do CPSB (Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese) e Vice-Presidente da Asociación de Somatoterapia Española.

António Teixeira
Um dos orientadores e membro da Direcção da União Budista Portuguesa
AS OITO CONSCIÊNCIAS NO BUDISMO
Defronta-se a Psicologia e a Ciência modernas com alguns problemas face à definição – e à localização cerebral - da consciência, aspectos que se têm tornado mais investigados, mas que se apresentam não menos problemáticos, no séc. XXI. Essa investigação, levada a cabo, em particular, no campo das chamadas neurociências tem-se revelado bastante frutuosa por exemplo nas distinções da consciência face à atenção e à intenção, aspectos mentais tantas vezes colados com a consciência. Porém, tem deixado a própria definição de consciência mais difícil não só pelas suas variantes, como pelas zonas de localização da actividade cerebral encontradas.
O budismo na sua qualidade de “Ciência da Mente” desde há cerca de dois milénios e meio que se tem vindo a debruçar e a ensinar sobre o fenómeno da consciência – o chamado quinto agregado ou skandha. Mais ele é, verdadeiramente, chave para o entendimento e progresso na Via espiritual que o Buda e seus seguidores nos deixaram neste já longo período de tempo. A abordagem budista pode ser descrita através por exemplo de uma, seis ou oito consciências. Assim, segundo a Escola Vijnanavada ou Yogachara fala-se de Oito Consciências.
Apresentam-se pois, nesta palestra, após uma resumida visão cientifica actual, estas oito consciências bem como um desenho simbólico das mesmas, da autoria do lama alemão Anagarika Govinda, onde este realçou o “lugar” da “matéria-prima” dos antigos alquimistas e isto apenas para efectuarmos uma analogia com a apresentação, diferente, mas próxima e, a nosso ver geometricamente mais precisa - obtida num contexto tipicamente ocidental mas numa abordagem diferente – de Lima de Freitas, precisamente na construção e descrição da chamada Vesica Piscis, Mandorla ou Amêndoa Mística – que era dita ser o “ventre de todos os mistérios” e onde os escultores e pintores medievais colocavam, precisamente, o Cristo.
Termina-se com algumas referências à inconsciência e ao inconsciente colectivo (de Yung) e fazendo uma síntese da consciência em termos das consciências dual e não-dual, fundamentais na compreensão budista.
António Teixeira é engenheiro químico e foi director do Departamento de Contrastarias da INCM durante quinze anos, Presidente da Associação Internacional de Contrastarias em 2009 e fazia parte do Conselho Técnico de Ourivesaria. É também co-inventor da moeda bimetálica lamelar em ouro e prata. Tem-se dedicado há mais de trinta anos ao estudo e prática do budismo, bem como à investigação das tradições iniciáticas ocidentais e seu simbolismo. Fazendo parte da actual direcção da União Budista Portuguesa tem, igualmente, feito parte do seu corpo docente para cursos de Introdução à Filosofia Budista, de Ioga e de Introdução à Meditação, como ainda de representação da mesma quer para encontros e grupos de trabalho inter-religiosos ou apresentações do budismo a nível do ensino secundário ou superior, bem como programas de televisão Conferencista sobre temas ligados ao budismo, à história do Tibete e em particular à sua descoberta, para o mundo ocidental, efectuada pelos jesuítas portugueses do séc. XVIII e da sua forma de budismo, bem como do Simbolismo na Arte Ocidental, nomeadamente portuguesa. Tem ainda escrito diversos artigos para revistas e livros de que é co-autor sobre os assuntos supracitados.

Sem comentários: