PsicoEnergética em Portugal - Outono 2014 - Primavera 2015

Olá Amig@s
Há cerca de 6 meses experimentei um workshop de PsychoEnergetics (PSEN), com a Irene Tobler e Michael Mervosh, que superou em muito as minhas já elevadas expectativas. A tal ponto que estou prestes a iniciar a formação completa, o que me faz sentir irradiante por antecipação!
Entretanto recebi este email da Maria Baptista, que é quem está de uma forma mais activa a organizar estas actividades da PsicoEnergética em Portugal, com esta mão cheia de boas notícias para quem não se possa deslocar para tão longe. 
Fica aqui esta sugestão que recomendo vivamente.
A todos, 
aquele abraço
Margarida

~~~~~~~~~~~~~~

Irene Tobler  é hoje Master of Science, MSc, Mestre em Complementary, Psychosocial and Integrated Health Sciences, Graz, Suissa. (Mestre em Ciências da Saúde Integradas, complementares e psicossociais), sendo a sua formação inicial em naturopatia e homeopatia clássica, graduada pela Academia de Joseph Angerer em Munique em 1989 com estágio clínico na Suíça. É terapeuta licenciada em trabalho corporal e de processo e healer. A sua formação regular especializada é diversa - há 22 anos que prossegue formação internacional - quer na Europa (sobretudo Alemanha, Inglaterra, Suíça), quer no Japão e na Índia. Completou 4 anos de formação em Brennan Healing Science; dois anos de formação para professores e mais dois anos de terapia de processo e supervisão na Barbara Brennan School of Healing em Miami, onde ensinou durante mais de uma década. É co-fundadora com Michael Mervosh do programa PsychoEnergetics, onde se enraíza este conjunto de workshops que agora se trazem a Portugal.
Durante o seu percurso foi aprofundando um conjunto importante de técnicas e abordagens que vão do estudo em profundidade do Shiatsu e dos sistemas de meridianos e de energia corporal, terapias de processo e trabalho corporal, às técnicas de regressão, trabalho com sonhos, arquétipos Junguianos, Core Energetics,  a que associa ferramentas xamânicas, como abertura para a transformação pessoal. 
Lidera e co-lidera workshops internacionais, incluindo Hero´s Journey for Women /Viagem do Herói para mulheres, nos Estados Unidos
Mais de vinte anos de prática clínica internacional e mais de catorze de liderança de workshops associados a supervisão pessoal e de grupos facilitam a transmissão da sua própria abordagem criada ao longo de anos.

Maria Baptista é consultora independente, curadora de exposições e projectos culturais e de desenvolvimento; facilita e acompanha também projectos de transformação pessoal  pondo em prática os ensinamentos da sua formação em PSEN. Pratica Yoga desde os anos 80, estendendo essa prática a pessoas e grupos necessitados.  Integra desde 2005, com regularidade, sessões de constelações sistémicas e familiares. Pós graduada em Museologia Social, pela Universidade Autónoma de Lisboa frequenta desde 2007 o Programa de Formção PsychoEnergeticsco-criado por Irene Tobler e Michael Mervosh.

"Já temos novidades, muitas, e vamos começar a partilhar!
A Irene Tobler e eu [Maria Baptista] vamos começar a levar o conceito de trabalho e transformação pessoal que caracteriza PsychoEnergetics ao país. Para isso concebeu-se um conjunto de workshops - que serão liderados por ela, com a minha cooperação e assistência.
Informem amigos e família e considerem a possibilidade de participarem 
Quanto aos locais, para já tenho confirmado Fundão (só para mulheres pois vai-se trabalhar o empoderamento no feminino, já em Novembro 2014),
Canas de Senhorim (Janeiro/Fevereiro 2015) e Figueira da Foz (Maio 2015). 
Lisboa (Costa da Caparica) recebe o workshop de Irene Tobler com Michael Mervosh em Maio (29 a 31 de Maio de 2104).
Para informação mais detalhada sobre o programa da formação PSEN, princípios e linhas gerais orientadoras visite o site renovado: www.psentraining.com
Pode contactar comigo através do email psen@gmail.com e do telefone 00351 919561379.
Desejo a todos um bom e ameno Outono como preparação para o recolhimento do Inverno que trará nova vida. Assim seja!
Um abraço amigo Maria Baptista
Outono 2014- primavera 2015
A/2014: 29-30 2014 Nov Embrassing the GODDESS, Abraçar a Deusa interior - Enraizamento corporal e empoderamento para mulheres, Escola Profissional do Fundão 
Este workshop é só para mulheres e gostaríamos muito que mulheres empresariais, com responsabilidade no campo da educação, da saúde, da cultura, da política e economia, do desenvolvimento comunitário, artistas, escritoras e de tantos outros campos onde a presença da mulher é marcante e tem de marcar a diferença se juntem a nós.
Este workshop essencialmente vivencial é uma oportunidade para as mulheres abraçarem o seu poder natural e força, e para encontrarem maneiras criativas para levar avante o seu potencial.
Com este fim vamos trabalhar com o arquétipo da Deusa ou a Grande Mãe.
Durante milénios a Deusa foi  honrada e adorada como a Mãe da Criação. Era  conhecida como a dadora de vida, a que dava à luz a vida gerada no seu ventre, a que alimentava a vida a partir do seu coração e a que entregava a vida ao Espírito quando a vida se completava. Mesmo quando a Grande Deusa era venerada durante essas culturas matriarcais iniciais  as mulheres não reinavam sós. Pelo contrário, as pessoas viviam em harmonia partilhando parcerias governativas entre mulheres e homens.
Ao abraçamos a natureza cíclica dentro de nós e dentro de toda a criação, trazemos  uma sensação de plenitude e harmonia para os nossos mundos.
Durante nosso tempo juntos, terá a oportunidade de:
-  explorar a relação que cada uma tem com a sua natureza feminina,
-  identificar o arquétipo que a pode estar a reger, inconscientemente,
- descobrir e abraçar a natureza cíclica do corpo da mulher e da sua vida
- explorar ritos de passagem na vida de uma mulher, da adolescência à idade adulta e para muitas à maternidade e depois à menopausa,
- recolher a sabedoria inata em cada transição de vida, como um modo de abraçar o arquétipo da “mulher sábia”
Vamos entrar passo a passo no que significa ser uma mulher nestes tempos modernos, através das mensagens subtis de nossos corpos e sistemas de energia, tendo em conta os antigos ensinamentos hindus sobre o sistema de chacra, uma abordagem junguiana aos arquétipos e ao inconsciente coletivo, bem como os ensinamentos budistas de atenção plena
Através da prática dessa atenção plena e enraizamento corporal, bem como em exercícios de "presenciar"(estar presente e disponível para o outro) e de facilitação profunda de processo em pares iremos gradualmente abrir-nos a um campo maior e mais transpessoal do que é vivido dentro de nós. Vamos também explorar o nosso lugar dentro do todo da criação.
Vamos explorar maneiras de trabalhar diretamente com o Eu-Corpo de outro, e intervir sobre a natureza restritiva dos nossos sistemas de crenças limitadores. Muito importante: os praticantes terão a oportunidade de desenvolver um sentido da sua própria "consciência encarnada" como uma presença de cura.
Este workshop é para todas as mulheres que sentem uma paixão e chamamento para uma vida maior  sobretudo para terapeutas e praticantes de diversas modalidades de cura dispostos a olhar para esta abordagem.
Esperamos encontrá-la lá!
B/ 2015: 31 Jan -1st Fev Living your potential/Viver o seu Potencial,  Canas de Senhorim
Durante este workshop terá a oportunidade de:
- abordar as histórias que vivem dentro de si, tanto consciente como inconscientemente, e que o mantêm pequeno.
- abordar as crenças e imagens inconscientes, incluindo as mensagens dos pais, que o atam
- aprender a trazer aceitação e atenção consciente ao potencial não vivido dentro de você, ao mesmo tempo que se abre a uma possibilidade maior.
-a prender a usar a imaginação criativa para atrair uma nova forma, uma nova história, novas circunstâncias em sua vida.
C/ 2015: 7-8 March Healing with Body and energy sistems 
Neste workshop as intenções de exploração e aprendizagem são:
- Vai aprender a navegar o seu mundo interior de uma maneira nova, abrindo-se à e explorando a experiência sensível do corpo e o campo de energia. 
- Através de uma busca criativa vai entrar em contato com facetas de si próprio, que parecem amarrá-lo, e vai encontrar maneiras de cuidar delas.
- Vai ainda aprender a estar presente para um processo de mal-estar no corpo e na mente de uma forma que cura, usando a atenção plena, o toque que cura e imaginação criativa, tendo em conta a anatomia do Campo Energético Humano
-Vai aprender a trabalhar com energias ancestrais à medida que surgem no corpo e no campo energético
- Vai abrir-se à sua vida imaginária de uma forma que confere poderio.
D/2015:  9 -10 Maio; Earth Body Spirit Body Figueira da Foz
Durante este workshop e através da prática da meditação de atenção plena, enraizamento corporal bem como de exercícios de presenciar e facilitação de processos em profundidade vamos:  
- abrir-nos gradualmente a um campo maior e mais transpessoal de experiência interior. Vamos também explorar o nosso lugar dentro do todo da criação.
- abrir-nos  para o campo transpessoal da consciência de uma maneira profundamente pessoal e encarnada, sentindo ao mesmo tempo a segurança de um grupo-contentor.
- explorar maneiras de trabalhar diretamente com o Eu corpo de outro, e intervir sobre a natureza restritiva dos nossos sistemas de crenças limitantes. 
- Mais importante, os praticantes terão a oportunidade de desenvolver um sentimento da sua própria "consciência encarnada" como uma presença de cura.
E/ 2015: 29,30 e 31 Maio - The Impassioned Body-Mind:Embracing Eros, Vitality and Healthy Disturbance (3 DIAS COMPLETOS) com Irene Tobler, Michael Mervosh e apoio de equipa  portuguesa PSEN portuguesa (Costa Caparica - Lisboa)  
Junte-se a nós numa aventura para descobrir a sua vitalidade inata, eros e prazer através da prática da atenção plena, do enraizamento corporal e da perturbação, como elemento energizante.
Este workshop essencialmente vivencial oferece aos participantes uma exploração em profundidade da nossa necessidade fundamental enquanto seres humanos: crescer para além do nosso sentido limitado de ser, e recuperar o entusiasmo pela vida que já tivemos.
A maior parte de nós aprendeu que a nossa exuberância, alegria e curiosidade não foram bem recebidas pelo mundo adulto, que não nos concedeu o amor e carinho que precisávamos. Nós, então, encontramos estratégias que adotamos, para refrear, e restringir, e em troca sentir-nos amados e cuidados. E agora, muitas vezes, confundimos  vitalidade, curiosidade e Eros com o desenrolar das atividades diárias, e, assim, encontrar-nos num estado de falta de paixão.
Neste workshop, proporcionamos aos participantes uma abordagem prática corpo-mente  para trabalhar e curar estas questões, que nos impedem de entrar plenamente na nossa vitalidade encarnada e Eros. Faremos isso através da vivência direta e profunda do despertar do Eu Corpo
Vamos explorar a função de cura da perturbação energética e como fazer uso dela.
Os sistemas vivos precisam ser perturbados para mudar. A perturbação vem através da capacidade do indivíduo para sentir e pensar de forma diferente de outros, e de trazer esta diferenciação ao relacionamento.
A capacidade de ser uma força perturbadora para o outro oferece ao cliente uma sensação de apoio ao ser visto e diretamente solicitado, ao mesmo tempo que está sendo desafiado  a assumir riscos, na direção de  um novo potencial, de maneiras que não são suscetíveis de emergir a partir de si próprios.
Ao longo deste workshop, os participantes serão apresentados a várias metodologias de PsychoEnergetics, a abordagem corpo-mente exclusivamente concebida para facilitar processos em profundidade.
Nosso trabalho é concebido para envolver os praticantes nas profundezas das suas psiques, ao mesmo tempo que vão vivenciando uma experiência energética no corpo. Fazemos isto através de vivências, de meditações de atenção plena, exercícios de 'presenciar' e sessões de facilitação em profundidade, em pares.
Também exploraremos maneiras de trabalhar diretamente com o Eu Corpo de outro, e intervir sobre a natureza restritiva dos nossos sistemas de crenças limitadores. Mais importante os praticantes terão a oportunidade de desenvolver um sentido de sua própria "consciência encarnada" como uma presença de cura.
F/ 2015: 19,20 ou 27,28 junho Corpo alquímico - só para médicos, estudantes ou técnicos  de homeopatia- (Litoral centro ou Lisboa?) Dia anterior conferencia aberta. Agradecemos que avisem os vossos amigos e conhecidos médicos homeopatas. A Irene Tobler é uma médica homeopata muito experimentada e trabalha com Rajan Sankaran há 25 anos. 
Este workshop essencialmente experiencial, baseado na abordagem de Rajan Sankaran a casos, é uma oportunidade única para os homeopatas de entrar numa experiência vivenciada com o seu próprio corpo que sente.
Ao contrário de outros seminários mais tradicionais sobre Homeopatia, este workshop destina-se a proporcionar uma experiência pessoal, com base em nossa percepção de que não podemos ir com os nossos pacientes, aonde não fomos no nosso interior
Explorar o nosso mundo interior sensorial dá-nos, como homeopatas, uma ferramenta única para sintonizar com a experiência interior dos nossos pacientes tal como ela se desenrola momento a momento.
Este workshop irá fornecer-lhe um quadro teórico da abordagem da "sensação" à homeopatia e como ela é usada para olhar um caso,  incluindo a forma como essa abordagem se encaixa no quadro maior da homeopatia clássica.
Você terá uma boa  oportunidade de se interessar sobre o seu próprio sistema interno através das práticas de enraizamento corporal e consciência plena
Vai aprender a mapear as sensações até ao mais profundo nível de energia.
Irá explorar maneiras de trabalhar diretamente com o Eu corpo de outro, como uma forma de entender os seus pacientes mais profundamente. Mais importante, você terá a oportunidade de desenvolver um sentido de sua própria "consciência encarnada" como uma presença de cura.
~~~~~~~~~~~~~~
Estes workshop destinam-se a profissionais e terapeutas de diversas modalidades de cura, e para aqueles com um interesse sincero em promover seu próprio desenvolvimento pessoal.
Participação nos workshops de 2 dias 150 euros; O de 3 dias tem o valor de 275 euros.
Haverá sempre alojamentos low cost e/ou com preços negociados para quem necessitar de pernoitar. Deve pois indicar, no momento de inscrição se necessita de alojamento e se gostaria de se candidatar aos lugares disponíveis.
Preços ajustáveis /facilidade de faseamento a grupos/indivíduos, também para quem participar em mais do que 2 workshops.

Aqui vai uma meditação mindfullness que pode ajudar a preparar o vosso início neste novo ciclo de transformação de transformação
~~~~~~~~~~~~~~

AlmaSoma. Instituto de Transpessoal - Actividades em Setembro e Outubro

  
ALMASOMA - Instituto de Transpessoal
AlmaSoma. Instituto de Transpessoal

Sabemos das sementes que transportamos, do que renasce das cinzas, do potencial de cura de cada ser humano.

ATIVIDADES EM SETEMBRO E OUTUBRO
-
Meditação Com Corpo, Abraço e Silêncio
12 de Setembro com Mário Resende
Descubra como o corpo encerra o segredo do encontro com a profundidade e a essência onde, no silêncio, se vivência a luz interna e a luz eterna. 
Para saber mais clique aqui. 
Regressão e Gestalt em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
26-29 de Setembro, Lisboa
Christine Alisa, M.S.
Nesta formação intensiva de 4 dias adquira competências para trabalhar com técnicas de vanguarda da psicoterapia transpessoal pela mão de uma especialista com obra publicada e extensa prática clínica. Manual traduzido em português. 
Para saber mais clique aqui.

Técnicas de Psicoterapia Transpessoal (TPT): Regressão, Imaginação Ativa e Técnicas Complementares.
12 de Outubro – 1º módulo
Aprenda a ajudar os outros fazendo connosco esta viagem de dois anos pelos seus universos internos e pelos múltiplos recursos de uma terapia que utiliza as várias dimensões da consciência na procura de cura, compreensão e expansão do potencial interno.
Uma formação teórico-prática de dois dias por mês, durante 20 meses, em técnicas terapêuticas que usam estados expandidos de consciência, com exposição a teoria, demonstrações e práticas supervisionadas entre pares.
Para saber mais clique aqui ou venha à uma das palestra de apresentação na sexta dia 12 de Setembro, das 21h às 22h30, ou no sábado dia 20 de Setembro, das 10h30 às 12h30.

A AlmaSoma Instituto de Transpessoal é um projecto iniciado em 2006 que resulta da sinergia de Mário Resende e Ilja van de Griend, e dos seus percursos académicos, profissionais e de desenvolvimento integral.
Estimula-os trabalhar na vanguarda da Psicologia e da Psicoterapia, e contribuir para enraizar no mundo a forma transpessoal de olhar a doença e a cura, na qual a ciência e a espiritualidade se cruzam numa visão holística do ser humano.
ALMASOMA - Instituto de Transpessoal

Gratidão, uma Chave no Presente

A Gratidão é verdadeiramente uma chave, que "tranca" a abertura da porta, estabilizando essa abertura, para ainda mais amor, beleza, vida, significado...
Aberta a porta, a abundância jorra através de nós, saciando-nos a sede como um balsamo apaziguador, para que a possamos distribuir e saciar mais sedes...
Entretanto, mais que saciar sedes, mostra-se simplesmente partilha, preciosa partilha, que a todos beneficia!
Hoje, este hoje que tenho hoje, é o melhor dia da minha vida! E este momento é o melhor presente que podia viver, receber, dar - partilhar.
E sinto-me profundamente grata a todos que passaram, passam e passarão pela minha vida, nos vários planos desta caminhada preciosa.
A tod@s, 
Aquele Abraço
Margarida


ALMASOMA - Instituto de Transpessoal
26-29 de Setembro, Lisboa
Regressão e Gestalt em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
Christine Alisa, M.S.
Christine Alisa, com mais de 25 anos de experiência clínica com Crianças e Adolescentes, tem a paixão de combinar técnicas da Gestalt e da Terapia Regressiva. Ela é uma Licensed Marriage Family Therapist, e uma terapeuta e formadora no Netherton Method of Past Life Regression Therapy, a Shamanic Practitioner e é certificada pelo Violet Oaklander Institute for Gestalt Therapy with Children and Adolescents.
Desenvolveu o seu próprio modelo terapêutico para trabalhar com crianças e adolescentes, que transmitiu no seu livro: Turning the Hourglass: Children’s Passage Through Traumas and Past Lives (2012). Nas suas palavras: “O modelo de terapia que desenvolvi combina o trabalho de Violet Oaklander, Ph.D. - Terapia Gestalt com Crianças e Adolescentes - com o da Terapia Regressiva. Este processo único dirige a sua abordagem para sintomas e comportamentos de crianças, bem conhecidos pelos terapeutas, tal como depressão, ansiedade, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, e problemas de aprendizagem. O meu processo terapêutico inclui não apenas experiências traumáticas da primeira infância, mas também traumas de nascimento e pré-natais, tal como experiências inconscientes que podem surgir como metáforas ou vidas passadas. A minha abordagem terapêutica não é acerca de um sistema de crenças, nem eu estou a tentar convencer pessoas a acreditar que tal material inconsciente está baseado em fatos. O meu objetivo é discutir os benefícios terapêuticos de um trabalho profundo com crianças enquanto experienciam o trabalho consolidado da Terapia Gestalt”.

 Uma entrevista de rádio acerca de si e do seu livro pode ser ouvida aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Vz4G__rPxZQ

Formação intensiva de 4 dias
Durante 4 dias, Christine Alisa ensinará como trabalhar com sintomas e comportamentos de crianças oriundos de traumas de diferente origem, quer traumas presentes nas histórias da vida biográfica quer traumas presentes nas histórias de suposta vida passada, conduzindo os formandos na prática das mesmas para uma efetiva aprendizagem.
Nesta formação irá:
· Aprender um modelo e processo terapêutico que tanto é parte da Terapia Regressiva quanto é clinicamente alicerçado, tendo efeitos positivos na vida das crianças
· Experimentar o processo terapêutico através da prática em tríades
· Examinar vários estudos de caso que incluem problemas como Perturbação do Défice de Atenção, trauma de nascimento e abuso
· Adquirir uma compreensão das diferenças inerentes entre a terapia de crianças e de adultos
· Adquirir ferramentas para a resolução de traumas originados na primeira infância, nascimento, peri-natal e histórias de vidas passadas, aplicáveis na terapia para crianças.
Será discutida uma visão global de praticas terapêuticas para crianças que incorporam Terapia de Histórias de Vida Passada, e um modelo de terapia desenvolvido por Christina Alisa que tem sucesso em crianças e adolescentes deprimidos, ansiosos, com hiperatividade e trauma. Desenvolver-se-ão exercícios vivenciais e formativos incorporando histórias de vida passada, pré-natal, infância e trauma de nascimento. Neles estará incluída a utilização de argila e material de desenho. Será dado relevo a demonstrações e à exibição de vídeos, um com regressão a uma história de vida passada com um adolescente, e outro com uma sessão de nascimento com uma criança, promovendo assim aprendizagem e motivação inspiradora. Será incluída igualmente terapia recorrendo à projeção e ao jogo, tal como o visionamento de um programa de TV sobre histórias de vida passada em crianças. 
Se quiser ter um vislumbre do modo como Christina trabalha, veja um fragmento de uma sessão de demonstração feita a uma menina de 6 anos, trabalhando uma história de vida passada usando a argila como intermediário:http://www.healingthroughalternativetherapy.com/.
Supervisão
Christine oferece a possibilidade de complementar os 4 dias intensivos com 3 sessões de supervisão individual feitas por Skype ou email. O valor é de 200€ e pode ser pago diretamente a ela.
Destinatários
Formados em TRDI e TRTI, em Hipnose Clínica e Transpessoal, e noutras técnicas terapêuticas sob Estado Modificado de Consciência.
Nota: Outros interessados no tema, particularmente aqueles que têm formação em terapia com crianças e adolescentes, mas que não preenchem os requisitos anteriores, contatem-nos para uma avaliação individual.
Valor-Local
O valor para a formação de 4 dias será de 400€ (com IVA incluído a 23%). Nesta valor está incluindo chá & café e um manual em Português. A formação será facilitada em Inglês, com tradução simultânea para Português, e irá decorrer no espaço do Quiron, Rua Victor Cordon, 5, 1200-482, Lisboa. Com receção a partir das 9.00h, a formação decorre das 9.30h às 17.30h, com 1h30m de intervalo de almoço.
Inscrição
A inscrição pode ser feita contactando-nos através de info@almasoma.pt ou 96 999 0190.

A AlmaSoma. Instituto de Transpessoal é um projecto iniciado em 2006 que resulta da sinergia de Mário Resende e Ilja van de Griend, e dos seus percursos académicos, profissionais e de desenvolvimento integral. Visa promover a Terapia e a Formação na área da Psicologia e da Psicoterapia Transpessoal, nomeadamente a que recorre a Estados Modificados de Consciência, procurando contribuir para a integração do mistério da Alma na vida do Soma através da psicoterapia.
ALMASOMA - Instituto de Transpessoal

Workshop de PsychoEnergetics: Curar o Perfecionismo, 30 de Maio a 1 de Junho


Olá Amig@s

Venho trazer-vos outra proposta que me parece profundamente enriquecedora para todos nós. 

Trata-se de um workshop de 3 dias, de Psychoenergetics, intitulado: 
"Autenticidade, Ansiedade e Expressão Individual: Curar o Perfecionismo".
Será facilitado por Michael Mervosh e Irene Tobler, nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho, em Lisboa ou arredores.
Conheço ainda muito pouco sobre a PsychoEnergetics, porém o que conheço faz-me, sem dúvida, querer conhecer muito mais. E sem dúvida, qualquer passo para curar perfeccionismo em alguém, é um passo para curar o mundo.
Para mais informações, veja por favor a seguinte imagem.


A propósito de "curar o perfeccionismo", gostaria de partilhar algumas reflexões. 
Com a minha experiência profissional e com a experiência da própria vida, cada vez mais observo que a grande questão do ser humano é a "simples" necessidade de amar e ser amado pelo indivíduo que é, e a limitação em senti-lo plena e genuinamente
Uma das crenças fundamentais, que mais limita a expressão do amor, ou seja, de sentir amor por nós próprios, amor pelos outros e de sentir o amor dos outros por nós, de uma forma realista, plena e adaptativa, é a de que "é preciso ser perfeito para ser amado"
Partindo desta crença errónea, provocamos um corte com a realidade, sejam facetas de nós próprios, dos outros, ou da vida em geral, que exageramos ou minimizamos, tal como o fazem aqueles espelhos engraçados das feiras. E é a partir dessa imagem deturpada que nos relacionamos conosco, com os outros e com a própria vida. Como posso sentir-me amada e amar-me, se mostro um reflexo tosco de mim mesma? Como posso agir com descontração e precisão (ou sequer agir), ou como posso relacionar-me com plenitude (ou sequer relacionar-me), se receio que "aquele insucesso" seja a derradeira prova de que não tenho valor (traduzível para "não mereço ser amada") ou que "aquela pessoa se aproxime tanto que me conheça demais" ou seja, perceba quem realmente sou, que não mereço o seu amor. 
Por mais "graça" que essa distorção da realidade pareça ter, e se por vezes é "fugazmente inebriante", outras vezes é "desconfortável ainda que segura" ou "simplesmente assustadora", nada é comparável à realidade. É apenas a partir da realidade neste momento presente, que podemos dar um passo para um lugar um pouco mais perfeito, e, ainda assim, imperfeito. 
Apenas o contacto com a realidade nos pode dar um senso de segurança, de real auto-estima e valor próprio. Apenas o contacto com a realidade nos permite agir e relacionarmo-nos de formas construtivas e realistas, cumprirmo-nos e sentir que a vida tem sentido.
A realidade pode parecer demasiado assustadora para ser tolerada, mas isso é apenas o reflexo de um espelho tosco - seja um reflexo de nós, dos outros, ou da vida em geral. 
Com empenho amoroso e boa vontade, de nós próprios e daqueles que nos auxiliam, podemos curar as nossas feridas, as feridas pelo que nos foi infligido e pelo que infligimos a nós próprios e aos outros, e encontrar cada vez mais da força, amor e sabedoria que são um legado nosso, real, intrínseco
Um legado nosso, tanto mais revelado quanto mais nos abrimos para a realidade de cada momento presente, empenhados em descobri-lo amorosa e inclusivamente, aceitando a proposta evolutiva que contém. 
Assim vamos rectificando o próprio espelho, tornando-o mais e mais cristalino e inclusivo.
E assim, cada vez mais do nosso próprio potencial e natureza essencial pode manifestar-se, com cada vez menos deturpações e limitações, cada vez mais plenamente, cada vez mais vivos, cada vez mais inteiros e parte integrante de um Todo Maior de que todos fazemos parte. 
Cada vez mais vemos e sentimos os outros daquela forma que satisfaz a sua necessidade de ser vistos e sentidos, o que, cada vez mais, estimula o seu próprio processo de cura e manifestação do seu potencial inato.
Sim, não existe "perfeição" neste mundo, este mundo está em permanente processo de mudança, viva, dinâmica, evolutiva, orgânica. E esse processo de "vir a ser" é lindo e perfeito em si mesmo.
Sim, podemos aprender, cada vez mais, a estar aqui e agora, cada vez menos reféns do passado e do futuro, dos nossos próprios juízos e deturpações. 
Quanto mais o fazemos, mais nos permitimos estar inteiros e em contacto com a realidade de nós próprios, dos outros, da vida. E cada vez mais, a realidade de nós próprios, dos outros e da vida em geral mostram sentido e beleza transcendentes. 
O espelho torna-se cada vez mais cristalino e reflecte com cada vez maior acuidade, incluindo cada vez mais níveis de consciência. 
Cada vez mais o espelho mostra-se o portal para a magia do eterno presente, o presente de Quíron, o presente onde matéria e espírito são unos, o presente que auto-cura e que cura os outros.

A tod@s 
Aquele abraço
Margarida