Descrenciologia: Onde a Religião Termina?

Em tempos li o livro e vi o filme "A Papisa Joana", que gostei muito, e uma passagem ali tocou-me imenso. Quando o pai da Joana, um pastor extremamente duro e dogmático, mostra o seu desagrado a um mestre escola do clero, ao descobrir os seus livros de filósofos gregos, "hereges", este responde algo como: 
"O intelecto é um dom que Deus nos deu. Que falta de confiança mostras na tua Fé Nele, se receias que o uso do seu dom te afaste mais dele do que te aproxime?!" 
Adorei estas palavras. E tocam aquilo que acredito em qualquer área da minha vida: enquanto houver medo de questionar, o conhecimento e a compreensão não pode crescer e nem o amor. Seja em relação ao que alguém queira chamar Deus, Vida, Universo, seja em relação a uma pessoa, um pai, uma mãe, um irmão ou irmã, amigos... às próprias ideias, teorias e hipóteses científicas e de qualquer área, e mesmo em relação a qualquer instituição, e a nós próprios também!
Há que aprender a questionar, fazendo-o respeitosamente, mantendo a ponte amorosa com aquilo ou quem questionamos, valorizando aquilo e/ou quem questionamos. Há que aprender a abraçar com convicção aquilo que a nossa experiência nos mostra como mais verdadeiro no momento. E, simultaneamente, há que aprender a ter desapego sobre as nossas convicções, desejando mais do que "ter razão", simplesmente evoluir nelas, adaptando os (pre)conceitos às nossas vivências actuais, e descartando-os se/no que o seu prazo expirou.
Assim, com estas três premissas, não há que temer as discussões, pois a guerra não espreita, e nem há que temer "quer o manter quer o mudar de ideias", pois o alargar dos horizontes é a recompensa que a todos sorri.
Ainda não li este livro, e desta vez vou ao "evento" antes de o ler. 

A tod@s 
Aquele Abraço
Margarida



20 e 21 de Maio de 2015 (Lisboa)
quarta e quinta-feira das 20h às 23h
Hotel HF Urban, Lisboa (Av. António Augusto Aguiar, 14

(metro: Parque ou Picoas) 

Contribuição: 25€ (Valor promocional)
(descontos para seniores e estudantes)

Informações & Inscrições: 

https://www.facebook.com/events/839677062787599/
Lisboa: (+351) 925 963 511 - assipi.lisboa@gmail.com 

Curso sem pré-requisito, mas com vagas limitadas! 

Sem comentários: