Regulamentação do Reiki - Petição e Códigos de Ética

Apesar dos esforços no sentido de regulamentar o Reiki, enquanto Terapia Não Convencional, como, por exemplo, a petição de Jacinto M. Pinto, com a seguinte resposta: http://apr.pontedeluz.com/web//images//lei-45_2003_resposta_l.jpg (Março 2008), o Ministério da Saúde informou, que
"a terapia Reiki não é reconhecida como terapêutica não convencional pela Lei nº 45/2003 e que foi constituída uma comissão técnica consultiva na DG da Saúde que tem vindo a trabalhar sobre a regulamentação da lei".

Agora é a vez das Associações Ser Vida (Portugal) e Reiki com Você! (Brasil), promoverem uma acção, através de uma petição com o intuito de colocar à consideração da Assembléia da República o reconhecimento do Reiki como prática terapêutica não convencional, enquadrada na Lei 45/2003, e ainda a regulamentação desta Lei, de acordo com os Despachos Conjuntos 327/2004 e 261/2005.

Fiquei profundamente grata por ver estas iniciativas, e proponho a todos
colaborarmos neste movimento Divulgando e Assinando a Petição em: http://www.peticao.com.pt/reiki

Enquanto a regulamentação não acontece, podemos esforçar-nos por conquistar merecidamente a nossa credibilização, aliando ao Bom Serviço a auto-regulamentação da nossa prática enquanto Terapeutas e Mestres/professores de Reiki.

Com este intuito a Monte Kurama - Associação Portuguesa de Reiki, propõe
Códigos de Ética aos seus associados:
Terapeutas: http://apr.pontedeluz.com/web/images/principios%20eticos%20-%20monte%20kurama%20-%20apr%2028_07_2008.pdf
Mestres de Reiki/Professores: http://apr.pontedeluz.com/web//index.php?option=com_content&task=view&id=91&Itemid=2

Se é verdade que a burocracia não é garantia de qualidade, também é verdadeiro que quem garante qualidade assume um compromisso ético, tem brio no seu trabalho, no SERVIÇO que presta.

Infelizmente existem bons e maus profissionais em todas as áreas do mercado, a nossa não é excepção, prejudicando consulentes e profissionais...

Não é requisito trabalharmos com energia, para reconhecermos o poder manifestado pelo gesto, pela intenção... Maior ainda quando tomada em uníssono!
Se assumirmos como nossos estes códigos de ética, assinando-os, cumprindo-os e colaborando para a sua divulgação, revisão e actualização permanente.
Os benefícios do Reiki são cada vez mais reconhecidos, sendo inclusive uma prática já implementada em hospitais no Reino Unido e até mesmo na nossa vizinha ibérica!

O vídeo seguinte, mostra uma reportagem na TeleMadrid (Madrid em directo) sobre Reiki no Hospital Ramón y Cajal: http://www.youtube.com/watch?v=vdehyV3amYQ&feature=related

Por cá, associados do Monte Kurama enveredam esforços para levar a prática de Reiki, enquanto terapeutica complementar, a hospitais do Norte e Centro do país.

Em Portugal as coisas acontecem de mansinho... Mas a História lembra que os nossos pequeninos passos podem traçar jornadas imensas...

Maiores ainda, se formos muitos a convergir nessa direcção, partindo desta e de outras margens...

A TODOS, bem haja pelo vosso trabalho

Um abraço cheio de carinho, luz e inspiração

Margarida

Sem comentários: