Projecto Limpar (e Consciencializar) Portugal

Amigos,
Muitas (demasiadas) lixeiras estão perdidas e desesperadas pelo resgate marcado para o dia 20 de Março (sábado)!
- A Proposta? Limpar Portugal num só Dia :)
Como que grato pela homenagem da véspera, o (Pai) Herói surge Vitorioso no "Dia L", através de cada um de nós, arregaçando as mangas nesse dia e/ou nos dias antecedentes, no respeitante à divulgação desta iniciativa - angariamento de voluntários e parcerias, mapeamento das lixeiras, campanhas de sensibilização e educação ambiental...
É uma excelente forma de responder à proposta que vemos nos céu e sentimos aqui...
Há muito a fazer e tanto mais a ganhar.
Num só dia limpamos Portugal, e ganhamos muito mais que um país limpo: é a Evolução da Consciência Humana e a Sustentabilidade da Vida!



Explorem o site, que contém todas as informações sobre o que já foi feito, o que falta fazer e como participar:
Até ao dia "L", inscrevam-se e participem tanto e tão bem quanto possam!
São/somos todos tão benvindos quanto necessários!
Muito está já a ser feito, e poucos o conhecem ainda...

Neste preciso fim de semana, está a decorrer a 2ªSaída Nacional para Detectar Lixeiras (Continente, Açores e Madeira) http://www.facebook.com/group.php?gid=90819190212&ref=ts&v=info#/event.php?eid=263803335911&ref=mf
e a Conferência Internacional "Let´s Do It", onde o Projecto Limpar Portugal (PLP) é representado:
"A Coordenação Nacional do PLP far-se-á representar, durante os próximos dias 23 e 24 de Janeiro, na Conferência Let´s Do It!, a decorer em Tallinn, na Estónia. A equipa do PLP é formada por Carlos Evaristo, Francisco Moura e Alberto Ferreira que, estamos certos, através da sua participação na conferência, contribuirão de forma significativa para o sucesso do PLP. Para mais informações sobre a conferência, consulte http://www.letsdoitworld.org/ (em inglês).
Mãos à Obra!"
"Limpar Portugal" é a parte que nos cabe... O Movimento "Lets do it" surgiu na Estónia em 2007, concretizando-se em Maio de 2008: em 5 horas, todas as florestas daquele país foram limpas, por mais de 50000 voluntários e centenas de organizações. Gerou-se então uma onda que se propaga agora por outros países, inclusive o nosso país pisciano :)

Esta onda é fundamental, para a reunião de todos os voluntários, parceiros e meios necessários à Promoção e Concretização desta "Batida" Cívica e Humanística, disseminando um Legado Transformador de Atitudes e Crenças, como sempre acontece quando a Consciência Humana Evolui.
Com gestos simples, podemos colaborar...

Aprofundando os nível a que vivemos os 3 R's:
"Reduzindo" - como pode limitar ainda mais o consumismo/desperdício/produção/poluição/desfolorestação...?
"Reutilizando" - aumentar a vida útil dos recursos
"Reciclando" - transformar resíduos em matéria prima
A propósito, já viu o vídeo da Annie Leonnard, The Story of Stuff ? http://www.storyofstuff.com/ - Instrutivo e cheio de graça, recomendo vivamente!!
E, claro, acrescentando Outras letras:

  • I's e V - Inscrevendo-se no site (http://limparportugal.ning.com/), Inscrevendo-se no grupo do seu concelho, Informando-se do que por lá acontece/ceu/cerá e Voluntariando-se para esta causa
  • D, S e E - Divulgando esta iniciativa e fazendo campanhas de Sensibilização e Educação Ambiental:
  1. junto aos amigos, familiares, conhecidos, colegas, vizinhos, escolas, escuteiros, faculdades, empresas, organizações, instituições
  2. de forma formal (propostas e procedimentos no site) e/ou informal (uma simples conversa no café do bairro, pode sensibilizar, fazer mover alguém, informar alguém que depois fala a alguém(*))
  3. em viva voz , via impressa (flyers e cartazes disponiveis no site) ou virtual (blog, emails, redes sociais)
(*)Chamem-lhe "Bilhardice" (madeirenses) ou "Mexeriquice" (continentais), o que é certo é que podemos e merecemos usar esse "Passa-Palavra" a Nosso favor ;)
  • O mágico E: Emprestando meios úteis à execução desta obra (por exemplo disponibilizando um veículo, salas para reuniões, ou o que quer que fala falta)
  • e, claro, o criativo S: Sugerindo novas propostas :)
Mãos à Obra
Para o Bem Maior
A todos, aquele abraço

Sem comentários: