Sorte ou Azar?

Durante este Verão, enquanto saboreava o sol sentindo-me verdadeiramente afortunada ;), deliciei-me com esta Alegoria Chinesa, que encontrei no livro "Roda da Fortuna, Astrologia Cármica III", de Martin Schulman. O autor agradece ao dr Hae Sou por narrar-lhe esta alegoria e eu também - a ambos!!!
É deliciosa a forma como mostra a natureza e os enlaces da sorte, e a habitual percepção iludida de quem teima em classificar....
Boa Fortuna a de quem é Sábio... :)
Em vésperas de Inverno,
que o Sol da Sabedoria nos ilumine e aqueça...
Boa leitura
Um abraço
Margarida Santos

Há vários milhares de anos, havia na China um ditador extremamente cruel e egotista. Foi ele quem ordenou a construção de seis mil milhas de parede ao redor do país. Para entendermos o sabor desse tempo, precisamos saber que muitas pessoas morreram na construção dessa muralha e os seus corpos foram enterrados no seu interior.
Naquele tempo havia um chinês muito velho que possuia apenas duas coisas que amava na vida: o seu único filho e o seu único cavalo.
Mas, por sorte ou azar, um dia o cavalo fugiu. Ao saberem disso todos os anciãos da cidade vieram consolá-lo dizendo: Que infortúnio o seu cavalo ter fugido. O homem olhou para eles e respondeu: Como vocês sabem que é um infortúnio?
Vários dias depois o cavalo voltou, acompanhado por outros seis. Assim, a riqueza do homem foi muito aumentada. Ao ver isso, os anciãos da cidade vieram novamente e disseram: Que sorte, agora você tem sete cavalos. O velho homem pensou por um momento. Então, olhou para eles como antes e respondeu: Como vocês sabem que é sorte?
Naquela tarde, o único filho do velho decidiu tentar montar num dos cavalos selvagens. Ele caiu e em consequencia disso ficou aleijado. Agora os anciãos reuniram-se de novo e disseram: Que infortúnio seu filho ter caido do cavalo e não poder mais andar. O velho respondeu do mesmo modo, dizendo: Como vocês sabem que é infortúnio? Os anciãos ficaram muito confusos e retiraram-se.
No dia seguinte, os homens do imperador chegaram àquela cidade. Eles tinham ordem para recrutar todos os jovens capazes, para a tarefa de construir com as mãos a horrivel muralha de seis mil milhas. Todos os jovens da cidade foram levados, excepto o filho do velho homem. Quando isso aconteceu, os anciãos da cidade tinham a certeza que finalmente tinham entendido a sabedoria do velho. Foram vê-lo novamente e disseram: Que afortunado você é por o seu filho não ter sido levado para construir a muralha. Novamente, o velho os olhou e disse: Como sabem se sou afortunado?
Desta vez, os anciãos estavam totalmente confusos. Eles foram embora e conversaram entre si. Então, voltaram até o velho e disseram: Conversámos entre nós e concordamos que você é o homem mais sábio em toda a China. Consideraríamos uma sorte se você fosse o prefeito de nossa cidade. O velho levantou seus braços em desespero e disse: Como vocês sabem que seria sorte? Eu não quero o emprego. E foi embora.
Ele bem pode ter sido o homem mais afortunado em toda a China - pois sabia o segredo da ventura!

Fonte das Imagens, respectivamente:

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/04/15/15_MVG_rshow_dance.jpg
http://faculty.arts.ubc.ca/sechard/GRAPHICS/FORTUNA.JPG

Sem comentários: