A Propósito de um convite: "Viver a Bem"


Com uma enorme alegria, aceitei o convite para dar uma pequena formação numa escola, a educadores de infância e auxiliares de educação educativa. O intuito é fazer ali chegar uma visão mais "holística" ou espiritualista da vida, falar sobre desenvolvimento pessoal, sobre como nos podemos auto-valorizar e ultrapassar as questões mais pesadas da vida, mantendo um espírito positivo perante elas…
Entusiasmada pela intenção, esbocei a estrutura da formação e dei-lhe um nome: “Viver a Bem”! Será uma boa oportunidade para partilhar, conversar, meditar...
E aproveito para estender-vos em voz bem alta, esse convite de Viver a Bem, que todos os dias é-nos cochichado... para que todos os dias o actualizemos! :)
“É assim…”, “Já se sabe”, “É a vida”, “Vai-se andando”... encolhemos os ombros, e continuamos – “como se pode”…
Diz António, numa das suas Variações, que “A vida não é, nem tem que ser, como um castigo que tu vais ter que viver”… e que “estás sempre a tempo de mudar”, “se há vida em ti a latejar”… Lindo e inspirador, como tudo o que verdadeiro!
A vida em mim lateja e conduziu-me a fazer do “Viver a Bem”, um objectivo de vida… e assim encontrei-lhe Sentido! E com sentido é mais fácil, isso de "Viver a Bem", fluindo na direcção proposta!...
Fizemos as pazes, eu e a vida… aliás, fi-las eu, que a vida nunca se zangou comigo, sequer guarda ressentimentos! É assim, a vida... :)
E de cada vez que enrolo-me sobre o meu umbigo, amuada, por a vida não ser como eu acho que devia… eu procuro lembrar-me de tudo outra vez, e aprender ainda mais!! - Sobre isso, que quero relembrar com quem queira relembrar e também esqueça, às vezes:
- Sobre orientar-nos para nascente e banhar-nos na sabedoria das velhas tradições que ali nasceram, integrando-a na nossa vivência ocidental… descobrindo as Leis, testando-as e dando-lhes novo significado – o nosso!
- Sobre explorar e exercitar cada uma das partes que nos compõe, num misto de carinho e disciplina parental… descobrindo novos recursos, novos limites, novas partes…
- Sobre inspirar e mergulhar no nosso interior, emergindo no abraço da Alma que somos… descobrindo mais amor, mais sabedoria, mais inspiração… e integração na totalidade que somos!
É que às vezes esqueço… e tenho a própria vida e maravilhosos companheiros a lembrar-me...
Que o que digo sobre mim mesma, a mim mesma, é a palavra de Deus para mim (1)!
Que estar sozinha é miragem, cabe a mim "ver"...
Que as rédeas da minha vida estão nas minhas mãos… e que urge aprender a manobrá-las... conduzi-la…
Que posso investir em angústias ou doces expectativas sobre o destino; em amarguras ou saudades do ponto de partida… mas, melhor seria dedicar-me a esta fase de aprendizagem… vivendo cada degrau de peito aberto, com igual empenho e excitação…
Será longa e por vezes dura a jornada... mas basta ocupar-me deste passo... e agora este...
Dói menos se descontrair o que dói... Quebro menos se fluir... e divirto-me mais se "surfar"... Curo mais se sacudir-me de riso... Alcanço mais, tanto(s) mais... se mover-me pelo Amor!!!
E como é importante parar, de vez em quando, entornar excessos e meditar… para de novo receber e continuar.
Enquanto vivos - é tempo de viver! E podemos Viver a Bem... pelo Bem!
a) Segundo Alan Oken: "Earnest Holmes said in his amazing book, “The Science of Mind”: What you say about yourself to yourself is the Word of God to you."
Foto de Susana Oliveira, 12 Abril 09, na inesquecível caminhada de Santiago de Compustela a Finisterra. Ali o farol era "real"... :) Sou-vos tão grata!!! :)

Sem comentários: