Quinta da Regaleira, com José Manuel Anes

MATOSFERREIRA
GALERIA DE ARTE
BAIRRO ALTO - Rua Luz Soriano, 18 / 1200 - 247 LISBOA * Tlf: 213 230 011 Tlm: 962 953 722
www.galeriamatosferreira.com - mfgaleria@netcabo.pt

QUINTA DA REGALEIRA
Visita guiada pelo Dr. JOSÉ MANUEL ANES
A GALERIA MATOS FERREIRA vai promover no domingo dia 26 de Abril, pelas 10h30, uma visita guiada aos Jardins Iniciáticos da QUINTA DA REGALEIRA, tendo como guia o Dr. JOSÉ MANUEL ANES. O custo é de EUR 15,00 (quinze euros) por pessoa e o local de encontro será defronte dos portões da entrada da referida Quinta.
Os interessados devem inscrever-se com antecedência através do Tel 21 323 00 11, do Tlm 96 295 37 22 ou do Email:
mfgaleria@netcabo.pt. Deverão em qualquer das opções indicar sempre número de telemóvel para eventual contacto. Os interessados deverão ainda estar no passeio defronte da entrada da Quinta da Regaleira às 10h00, a fim de efectuarem o pagamento a um representante da Galeria de modo que a visita possa iniciar-se à hora prevista.

RESENHA HISTÓRICA
A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída no derradeiro período da monarquia (1904 - 1910). Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848 - 1920) para fundar o seu lugar de eleição.
Detentor de uma fortuna prodigiosa, que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848 - 1936), bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

O CÉU E A TERRA
Homem de espírito científico, vastíssima cultura e rara sensibilidade, bibliófilo notável, coleccionador criterioso e grande filantropo, deixou impresso neste LIVRO DE PEDRA a visão de uma cosmologia, síntese de memória espiritual da humanidade, cujas raízes mergulham na Tradição Mítica Lusa e Universal.
Segundo o Dr. JOSÉ MANUEL ANES a Quinta da Regaleira, com os seus jardins, poços, grutas e capela, sugere um percurso iniciático - simbólico ou real - que une, de um modo coerente e evolutivo, os diversos locais simbólicos e míticos nela presentes, na perspectiva da Iniciação aos mistérios em geral e de diversas iniciações esotéricas em particular: todas as que seguem esse arquétipo, isto é, de um caminho que vai das Trevas à Luz.

PERFIL DO GUIA
Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências de Lisboa JOSÉ MANUEL ANES foi durante cerca de duas décadas especialista superior do Laboratório da Polícia Científica da PJ, bem como docente de Bio-Matemática na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Considera-se sobretudo “um estudioso das religiosidades e espiritualidades”, tendo chegado a exercer funções como docente convidado da cadeira de “Antropologia das Religiões” na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. Leccionou também cursos sobre “História e Doutrina das Correntes Esotéricas”, “Os Novos Movimentos Religiosos” e “Violência Religiosa”.
Autor de vários livros, entre os quais se destacam: “Re-criações Herméticas” (volumes I e II), “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos”, “Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira” e ainda “Um outro olhar - A face esotérica da Cultura Portuguesa”. Todos eles à venda na Galeria Matos Ferreira, com excepção do volume I do primeiro dos títulos por estar esgotado.

NOTA FINAL
Aproveitamos, entretanto, a oportunidade para comunicar que 2ª edição da obra OS JARDINS INICIÁTICOS DA QUINTA REGALEIRA do Dr. José Manuel Anes se encontra esgotada nas livrarias. A Galeria Matos Ferreira dispõe, todavia, ainda de alguns exemplares que poderão ser disponibilizados ao preço de EUR 18,00 (dezoito euros).

Sem comentários: